Voltar

Open Health

A Plataforma que promete centralizar os dados de saúde do sistema público e privado!

O Projeto Open Health lidera uma iniciativa que pretende criar um grande banco de dados nacional com as informações médicas dos usuários, com o objetivo de facilitar o acesso ao histórico de pacientes por médicos, hospitais e operadoras de saúde.

Neste conceito a equipe médica pode acessar o histórico, mediante autorização via token ou demais tecnologias, onde não seria mais necessário levar exames prévios, laudos, imagens, prescrições, atestados e outros registros de procedimentos para a consulta.

Em resumo prevê a criação de um prontuário único para o paciente, buscando maior agilidade na portabilidade entre planos de saúde.

Este projeto foi lançado pelo Governo Federal Brasileiro, por meio do Ministério da Saúde e está sendo desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar(ANS), que regula o mercado de planos privados, Ministério da Economia e o Banco Central.

Como base o projeto possui dois pilares, o primeiro foca na assistência ao consumidor, compartilhamento de dados em saúde para criação do registro único ou prontuário eletrônico de saúde. E o segundo pilar com foco no financeiro, cujo objetivo é estimular a concorrência no mercado de planos de saúde, melhorando o formato de portabilidade.

Vale ressaltar que o sistema deve funcionar a partir do consentimento do usuário, que vaipoder optar por compartilhar seus dados cadastrais de planos de saúde.

O projeto ainda está em fase de desenvolvimento, mas com o avanço dos dados será possível exemplificar mais situações em que as informações de saúde do consumidor estarão inseridas.