A relação entre Diabetes e o Infarto.
Conhecemos muitos fatores que aumentam o risco de um infarto, mas você sabia que a hiperglicemia, mostrou um impacto de cinco a dez vezes mais do que outros fatores que levam a uma doença cardiovascular.
A FAPESP apoiou uma pesquisa juntamente com uma equipe de pesquisadores, com o objetivo de ajudar a encontrar estratégias mais eficazes para reduzir a incidência de doenças cardiovasculares.
Para chegar nesta informação foram analisados dados do ministério do Desenvolvimento Social e da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 2005 e 2017, estes mesmo dados foram confrontados com informações de instituições internacionais.
Os pesquisadores determinaram o número de óbitos atribuídos a cada fator de risco e o “diabetes sempre se associava à mortalidade por doenças cardiovasculares. Mais do que isso: é uma associação que não se restringia ao ano analisado, mas perdurava por até uma década.” Explica Renato Gaspar, pós-doutorando no Laboratório de Biologia Vascular do Instituto do Coração (InCor).
Os pesquisadores concluíram assim, que cerca de 5 mil pessoas não teriam morrido por infarto no período analisado caso os índices de diabetes fossem menores na população.
No Brasil as doenças cardiovasculares são as maiores causas de morte no país. E este estudo serve de alerta para continuarmos buscando soluções para diminuir a chance de o paciente diabético morrer por infarto, e as políticas de saúde devem ter como objetivo reduzir diretamente a prevalência de hiperglicemia.
Se identificou com o assunto? Acompanhe sempre nosso blog com conteúdo direcionados para Medicina, Clínicas Médicas, Fisioterápicas, Estéticas e muito mais. ClinicalUp fornecendo conhecimento para te levar mais longe!